quarta-feira, 24 de novembro de 2021

XXV Encontro Nacional dos Difusores do Talian


 
A primeira turma de estudantes de Talian, da UNICENTRO, Universidade do Centro Oeste do Paraná, em parceria com a ASSODITA, Associação dos Difusores do Talian, encerra o curso Cucagna, Scola de Talian,  nesse final de semana com chave de ouro. Acontecerá  de forma remota o XXV Encontro Nacional  de Difusores do Talian . A AVENOBA participou com três estudantes Ivania Marcon Coltro, Almir Parisotto e Carla Todeschini Sasso. Nossos representantes convidam a comunidade no vídeo acima, para que se inscrevam no evento e possam prestigiar esse movimento de resgate e valorização da língua trazida pelos nossos antepassados imigrantes. A ideia é que todos se sintam valorizados pela cultura que trazem e não a deixem morrer, incentivando também jovens e crianças a dar continuidade à história através do talian, que é reconhecida como língua e não dialeto no Brasil.

Onde se inscrever?

Inscrições aqui no formulário do link

Onde assistir? 

 O encontro será transmitido na página do Facebook do radialista e apresentador do Filò Talian, Edgar Maróstica: www.facebook.com/edgarmarosticacanaltalian

Também será possível assistir pelo canal da Unicentro no Youtube: www.youtube.com/unicentrotv

 O link para o dia 26/11 é: https://youtu.be/fsXG8p-m55Y

 Para o dia 27/11, o link é: https://youtu.be/--2LcY6FyC4

Todos poderão assistir. Os inscritos receberão certificado de participação. 

 


 A josnalista Silvana Toazza publicou matéria em seu site detalhando mais o projeto. Leia a matéria completa clicando no link

1ª edição de curso gratuito de Língua Talian termina neste fim de semana

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Visita das coordenadoras do Grupo do “Talian” da AVENOBA à Prefeitura Municipal

 

A Secretaria Municipal de Educação recebeu na quinta-feira dia 18 de novembro a visita das coordenadoras do Grupo do “Talian” da AVENOBA, Ivania Coltro e Carla Sasso para divulgar o trabalho da associação no resgate e valorização desta língua, através de realização de cursos e encontros periódicos para aprender e falar o Talian. A Secretaria foi presenteada com o livro “Talian par Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria”.
O Talian está ligado às origens da formação do Rio Grande do Sul, a partir da imigração italiana. Ele é falado por cerca de um milhão de pessoas no Brasil. Em 2014 o Talian foi reconhecido pelo Ministério da Cultura e pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial Brasileiro e Língua de Referência Nacional. É, portanto, uma língua brasileira, que muitos estão empenhados em preservar e valorizar.
Por isso acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro o XXV INCONTRO NACIONAL DEI DIFUSORES DEL TALIAN, que será virtual, transmitido pelo youtube. É importante se inscrever, não só para receber o certificado, mas para mostrar ao IPHAN, UNESCO e SEDAC-RS a importância desta língua e de toda a cultura que a cerca.
Todos podem participar do evento. Será um marco muito importante para a história da Língua Talian.
VAMOS TODOS PARTICIPAR!
Faça sua inscrição através do link http://forms.gle/qdwpYC9rRmQfhe3j9

 Fonte: https://www.facebook.com/MunicipiodeNovaBassano/photos/a.708279526016467/1917569548420786

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Nova Bassano, nel Brasile, festeggia 125 anni di fondazione

    Più di 100 anni fa, nel 1886, le prime famiglie emmigrate italiane misero piede in Nova Bassano, nel sud del Brasile. Nel 1892 vi si stabilì un gran numero di emmigrati da Bassano del Grappa. Ma la fondazione di Nova Bassano, secondo l'illustre bassanese (del Brasile) Vescovo Laurindo Guizzardi nel suo libro “Nova Bassano: dalle origini agli albori del Novecento”, avvenne il 15 novembre 1896, quando Prete Colbachini – anch'egli di Bassano del Grappa, stabilì il cantiere della chiesa, che sarebbe diventata il centro del paese.
    Come in altre colonie, anche a Nova Bassano vi furono contese tra i residenti per definire l'ubicazione della chiesa. Come ha detto Prete Pietro Colbachini, “ogni stirpe voleva la sua sede nel suo territorio: prima, ogni famiglia la voleva all'ombra della propria casa”. Dopo varie divergenze, riuscì a convincere i vari interessati, in particolare delle “Righe 9ª e 10ª”, a costruire la chiesa sul retro dei "lotti" tra queste "linee". Quattro residenti limitrofi donarono un quarto della loro colonia terriera per formare la città, avvenuta il 15 novembre 1896, data considerata come il punto di partenza di Nova Bassano. Pochi giorni dopo, il giorno di Natale – 25 dicembre 1896, fu celebrata la prima messa, che è considerata la data di fondazione della Parrocchia. L'emancipazione di Nova Bassano, a sua volta, avvenne solo 57 anni fa, il 23 maggio 1964.
    Dall'arrivo dei primi emmigrati italiani, quanta storia si è dispiegata lungo le “linee”, i quartieri e le strade di Nova Bassano; quante famiglie si sono formate o hanno avuto i loro figli; quante vite sono state forgiate e hanno contribuito a fare di Nova Bassano quello che è oggi. A tutti, congratulazioni per i 125 anni di fondazione della comunità.

 

 Nova Bassano completa 125 anos de fundação


Há mais de 100 anos, em 1886, as primeiras famílias de imigrantes italianos pisaram neste solo. Em 1892 um grande número de imigrantes por aqui se estabeleceu. Mas a fundação de Nova Bassano, segundo relata o ilustre bassanense Dom Laurindo Guizzardi em seu livro “Nova Bassano: das origens ao raiar do Século XX”, aconteceu no dia 15 de novembro de 1896, quando o Padre Colbachini estabeleceu o local da construção da igreja, que se tornaria o centro do povoado.
Como ocorreu em outras colônias, também por aqui houve disputas entre os moradores para definir o local da igreja. Como disse o próprio Pe. Pietro Colbachini “cada linha queria a sede em seu território: antes, cada família desejava-a à sombra da própria casa”. Depois de várias divergências, conseguiu convencer os diversos interessados, especialmente das Linhas 9ª e 10ª, a construir a igreja nos fundos de “lotes” entre estas “linhas”. Quatro moradores vizinhos fizeram a doação de uma quarta parte de sua colônia de terra para formar a cidade, o que aconteceu em 15 de novembro de 1896, data considerada como marco inicial de Nova Bassano. Poucos dias depois, no dia de Natal – 25 de dezembro de 1896, foi rezada a primeira missa, que é considerada a data de fundação da Paróquia. A emancipação de Nova Bassano, por sua vez, só aconteceu há 57 anos atrás, em 23 de maio de 1964.
Desde a chegada dos primeiros imigrantes, quanta história se desenrolou pelas “linhas”, bairros e ruas de Nova Bassano; quantas famílias aqui se constituíram ou tiveram seus filhos; quantas vidas se forjaram e ajudaram a fazer de Nova Bassano o que ela é hoje. A todos, parabéns pelos 125 anos de fundação desta comunidade.

 

Fonte: Prefeitura  de Nova Bassano - Secretaria da Educação

https://www.facebook.com/MunicipiodeNovaBassano/photos/a.708279526016467/1916846441826430

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Histórias de vida Gelcemina Parizotto Luvison

 

Retomamos o Projeto de Resgate Cultural, Memórias de Vida com entrevista a senhora Gelsemina Parisotto Lovison, de 92 anos. O objetivo é registrar histórias que guardam a cultura e história dos imigrantes italianos. Ficamos impressionados  com o tanto de experiências ricas que Gelsemina coleciona em sua vida.

No vídeo acima está apenas um pequeno fragmento da entrevista que fará parte de nosso acervo e oportunamente será socializada. 

Agradecemos à família pela colaboração com a  AVENOBA e em especial à senhora Gelsemina pela maravilhosa contribuição.