terça-feira, 15 de março de 2022

II Per Andare

 No dia 05 de março aconteceu o II Per Andare da AVENOBA, na FESTA DA UVA em               CAXIAS DO SUL, organizado pelo departamento do Talian.
             "Par vedere, par savere, par pregare, par magnare e par bevere."

Os associados puderam desfrutar das companhias ilustres de Marcos Fernando Kirst, Silvana Toazza e João Tonus, sendo orientados durante o roteiro realizado e descrito abaixo. 

Chegando a Caxias do Sul o grupo  saboreou um delicioso café da manhã.(Par magnare e bevere)- Em seguida foi feita uma visita à Igreja de SÃO PELEGRINO, conhecendo a réplica da Pietá, o  Santo Sudário, obras de Aldo Locatelli, museu da Igreja. (Par vedere, savere e pregare)

Visita à CASA DE PEDRA , ponto turístico da cidade, que se tornou um Museu histórico. Foi construído de pedras e madeira e foi moradia do imigrante italiano Giusepe Luchese, no final do século XIX.(Par vedere e savere)

 Visita aos Pavilhões da FESTA DA UVA 🍇(Par vedere, savere, magnare e bevere)

Recepção pelo Grupo Girotondo, com música e polenta de 70 quilos, saboreada no local das réplicas próximas aos pavilhões. (Par vedere,  magnare e bevere)

 Por fim, o grupo assistiu  ao Desfile Cênico Musical da Festa da Uva na Rua Sinimbu.
(Par vedere e savere)

A viagem foi muito proveitosa e agradável. Foram momentos maravilhosos de integração, aprendizagem , fortalecendo os laços com a cultura deixada pelos imigrantes. 

FOTOS



segunda-feira, 7 de março de 2022

O Talian sai do Baú

 A associada da Avenoba, Carla Todeschini Sasso, aluna do curso Cucagna, Scola de Talian, da UNICENTRO, Universidade do Centroeste do Paraná, representou todos os alunos num belo depoimento que foi publicado  pela Revista Insieme. Carla participou também de uma live promovida pela revista , juntamente com Juvenal Jorge Dal Castel - presidente da ASSODITA , Associação dos Difusores do Talian, e Loremi L.  Pencal, professora do curso, ambos organizadores da gramática Talian par Cei e Grandi: Gramàtica e stòria . Carla revela que a língua talian é como um tesouro guardado num baú e agora redescoberto. Ela é uma das  seis pessoas da associação que estão estudando a língua e incentivando o seu resgate e valorização, a fim de manter viva a cultura  trazida e cultivada pelos imigrantes. Parabéns à Carla pelo seu empenho!