quarta-feira, 29 de junho de 2022
Preparação para as Olimpíadas de Talian
domingo, 26 de junho de 2022
Entrevista com Lídia Lovison Parisotto
No dia 25 de junho, a AVENOBA realizou mais uma entrevista para o projeto "Storie de Vita". A entrevistada foi Lídia Lovison Parisotto, da Comunidade Santa Cruz, que junto com a filha Inês e o marido Élvio, a filha Maria e o filho Luís Antônio e esposa Neusa, recebeu Marli Dagnese Fiorentin, Carla Todeschini Sasso e Almir Parisotto representando os departamentos de resgate cultural e do talian. Dona Lídia, que completará 90 anos em agosto, demonstrou muita desenvoltura, jovialidade, relatando fatos de sua vida, da família, comunidade, bem como argumentando sobre assuntos da atualidade. O depoimento fará parte do acervo da AVENOBA e oportunamente socializado. Agradecemos à Dona Lídia e aos familiares por contribuírem com o resgate da história da imigração através da memórias vivas.
quarta-feira, 22 de junho de 2022
AVENOBA propõe ao Poder Público o Talian como língua cooficial do município
Na manhã de quarta-feira, dia 22 de junho de 2022, no gabinete do Prefeito Municipal Sr. Ivaldo Dalla Costa, compareceram o Presidente Sr. Juari João Zanon, a Vice-Presidente e representante do Departamento de Cultura Sra. Firléia Guadagnin Radin, a Secretária da Educação Sra. Salete Cestonaro Bongiovanni e, representando os alunos do Talian, a Sra. Carla Todeschini Sasso, que em nome da associação AVENOBA apresentaram ao poder público de Nova Bassano a proposta de reconhecer o Talian como língua cooficial do município, aproveitando para presentear o Prefeito Ivaldo com a gramática “Talian par Cei e Grandi”. Além disso, pediram apoio para a participação da AVENOBA, representando Nova Bassano nas Olimpíadas do Talian, que acontecerão nos dias 16 e 17 de julho, junto à feira da Expocooperlate, em Serafina Corrêa.
A AVENOBA, com estas iniciativas, propõe mais uma grande possibilidade para o município de Nova Bassano perpetuar as origens trazidas da Itália, e reitera que instituir o “Talian” como língua cooficial irá valorizar a herança e o patrimônio imaterial legado aos seus descendentes, ajudando a preservar e propagar o conhecimento e a fala junto às novas gerações.
Desta forma, contribui-se para a valorização dos saberes tradicionais, costumes, eventos, realizando teatros, músicas, cantos, viagens, passeios, dança, jogos, literatura, sabedoria popular e tantos outros, com o apoio das redes de ensino e das associações culturais.
A AVENOBA reconhece publicamente gratidão ao poder público pelo consentimento das propostas apresentadas.