No dia 15 de dezembro , domingo à tarde, aconteceu na APAE uma videoconferência, via skype, com Bassano Del Grappa, Itália, através da qual houve uma interação com o Grupo Le Arte Per Via. Il Sindaco Elena Pavan, o Senador Pietro Fabris e outras autoridades estavam reunidos no Restaurante Piopetto para um jantar de confraternização de final de ano. Em Nova Bassano, tivemos a presença de membros da AVENOBA e APAE, o Vice-Prefeito João Paulo Maroso, o Presidente do Legislativo Antônio Tapparo e outros vereadores, alunos da Escola e pais. O principal motivo da videoconferência foi oficializar a doação de 10 mil euros para a APAE, arrecadados com a venda do livro comemorativo dos 33 anos do grupo teatral Le Arti Per Via.
O Presidente da AVENOBA, Juari João Zanon e o Presidente do Le Arti Per Via, Gianni Posocco coordenaram o encontro virtual. O presidente da APAE Luciano Roncato e o Vice-Prefeito agradeceram a iniciativa e generosidade com a doação que vem qualificar o trabalho na Escola Especial Giuditta e Andrea Basso, construída co m recursos doados pelo ex-sindaco Antonio Basso, na gestão do prefeito Felisberto Antonio Dalla Costa. O atual prefeito, Ivaldo Dalla Costa, filho deste, ao viajar à Itália no início de 2019, solicitou apoio financeiro, pedido que o Grupo Teatral logo tratou de providenciar através da generosa iniciativa citada. Gianni Posocco salientou também a colaboração do poder público de Bassano Del Grappa na doação dos recursos. Elena Pavan disse estar feliz por saber que parte deles está do outro lado do mundo e temos a mesma identidade.
Durante as conversas realizadas, foi enfatizada a gratidão dos bassanenses brasileiros com essa ajuda, bem como a importância do Grupo Le Arti Per Via e do Gemellaggio entre as duas cidades para um fortalecimento da identidade italiana e preservação dos laços fraternos. Posocco destacou o intercâmbio estabelecido entre escolas como uma iniciativa que trará resultados para o futuro fortalecendo o relacionamento entre os bassanenses brasileiros e italianos, citando o trabalho do assessor Mariano Scotton, Paolo Nosanini e da professora Natalia Campana nesse projeto. O Conselheiro Regional da Região do Vêneto, Nicola Finco enfatizou que os Vênetos estão sempre com os descendentes de imigrantes mesmo que estejam na outra parte do mundo. Salientou que os imigrantes exportaram a honestidade, a vontade de trabalhar, de fazer e mesmo e após várias gerações continuam mantendo sua identidade e mostram que na hora da necessidade podemos contar uns com os outros.Um dos alunos da APAE também representou os demais fazendo um agradecimento.
O encontro transcorreu num clima de alegria , descontração e fraternidade. A AVENOBA agradece a todos os presentes e aos amigos italianos pela generosidade demonstrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário