![]() | |||||
Alunos da Avenoba |
Encontro gravado ao vivo, no vídeo acima
No dia 12 de novembro aconteceu em Sananduva o XXVI Encontro Nacional dos Difusores do Talian e I Encontro dos Alunos da Cucagna, Scola de Talian. Na ocasião, participaram Carla Todeschini Sasso, Marli Dagnese Fiorentin, Cleunice Boldori Dall Agnol, Almir Parisotto, Gema Della Valle e Ivania Coltro, que são alunos do Talian na Unicentro, Universidade do Centrooeste do Paraná.
Foi um grande evento, de 11 a 13 de novembro, onde estiveram presentes estudantes de várias partes do país, além de autoridades que são ícones da cultura taliana e escritores que fazem a arte literária na língua talian. Destacamos a presença de Juvenal Dal Castel, Presidente da Assodita e professor de Talian, Loremi Loregian Penkal, professora da Unicentro, João Wianey Tonus, do Grupo Miseri Coloni , os três autores da Cucagna, Gramática Par Cei e Grandi. Também esteve presente Nedi T. Locatelli, Coordenadora do Contalian, Nelson Pavoni, Presidente da Cooperlate, que financia o projeto da Cucagna, Tadinei Daniel Jacumasso, Diretor do Centro de Línguas da Unicentro o prefeito municipal de Sananduva, Antuir Pansera e a secretária de Educação Luciana Crestani, Paulo Massolini, Presidente da Fibra – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul, Vilmar Guzzo , radialista talian e coordenador do encontro, Roger Trevisan e Balbinot Nilso, radialistas talian, escritores Frei Arlindo Battistel, Julio Posetatto, Aluduino Zanella, Ivo Gasparin. Wilson Canzi, entre outras pessoas que contribuem para a difusão do talian.
O talian foi se formando já nos navios que trouxeram os imigrantes que falavam diferentes dialetos de regiões da Itália e precisavam se fazer entender entre si e depois precisaram se adaptar ao português, surgindo assim a língua com todas essas mesclas. O encontro destacou o histórico do talian, as dificuldades iniciais dos imigrantes em falar o próprio idioma, as conquistas, os desafios futuros, o grande momento atual em que a universidade incluiu o ensino do idioma.
Um momento emocionante foi quando o hino nacional foi cantado pela primeira vez em Talian, com a letra de autoria de Júlio Posetatto.
Enfim, houve apresentações culturais, confraternização nos almoços e jantares com culinária típica e muita interação entre os participantes. Agradecemos por essa oportunidade de crescimento e divulgação de nossa língua mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário