quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
AVENOBA retrata a história dos imigrantes italianos na 4ª Noite das Lamparinas
sexta-feira, 2 de dezembro de 2022
Eleita a nova diretoria da AVENOBA
Na noite de 29 de novembro, na Câmara de Vereadores, aconteceu a eleição da nova diretoria da AVENOBA, cuja gestão será de 01 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024 e ficou assim constituída, tendo uma única chapa:
Presidente: Andréia Pelle de Oliveira
Vice Presidente: Juari João Zanon
1° Secretária: Maria Sirlei Tapparo Bassani
2° Secretário: Milton Farina
1° Tesoureira: Juneci Zanon Girardello
2° Tesoureira: Zulma Todeschini Dalla Costa
Também foi eleito o Conselho Fiscal:
Ires Parisotto Caldieraro,
Márcio De Conto
Oscar Todeschini
Suplentes:
Aldone Antônio Borrin
Andréia Lovison Todeschini
Eunice Tonin Silvestri
Gema Della Valle
José Pieta
Inicialmente foi exibido um vídeo com as principais ações da Avenoba realizadas na 1ª e 2ª Gestão que teve a mesma diretoria.
Após foi feita a prestação de contas pela tesoureira Leda Ravanello, que mostrou que as contribuições dos associados permanece como saldo positivo. O atual presidente Juari João Zanon destacou que os diferentes projetos tem se sustentado permitindo somar os valores atuais. Também agradeceu a todos que contribuindo cada qual com suas atividades colaboraram para o avanço e visibilidade da AVENOBA não apenas em Nova Bassano, mas na região, em outros estados e também na Itália.
Os presentes receberam o título de associados fundadores e associados contribuintes e após desfrutaram de uma "Cucagna".
Alunos do Talian participam de Encontro em Sananduva
![]() | |||||
Alunos da Avenoba |
Encontro gravado ao vivo, no vídeo acima
No dia 12 de novembro aconteceu em Sananduva o XXVI Encontro Nacional dos Difusores do Talian e I Encontro dos Alunos da Cucagna, Scola de Talian. Na ocasião, participaram Carla Todeschini Sasso, Marli Dagnese Fiorentin, Cleunice Boldori Dall Agnol, Almir Parisotto, Gema Della Valle e Ivania Coltro, que são alunos do Talian na Unicentro, Universidade do Centrooeste do Paraná.
Foi um grande evento, de 11 a 13 de novembro, onde estiveram presentes estudantes de várias partes do país, além de autoridades que são ícones da cultura taliana e escritores que fazem a arte literária na língua talian. Destacamos a presença de Juvenal Dal Castel, Presidente da Assodita e professor de Talian, Loremi Loregian Penkal, professora da Unicentro, João Wianey Tonus, do Grupo Miseri Coloni , os três autores da Cucagna, Gramática Par Cei e Grandi. Também esteve presente Nedi T. Locatelli, Coordenadora do Contalian, Nelson Pavoni, Presidente da Cooperlate, que financia o projeto da Cucagna, Tadinei Daniel Jacumasso, Diretor do Centro de Línguas da Unicentro o prefeito municipal de Sananduva, Antuir Pansera e a secretária de Educação Luciana Crestani, Paulo Massolini, Presidente da Fibra – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul, Vilmar Guzzo , radialista talian e coordenador do encontro, Roger Trevisan e Balbinot Nilso, radialistas talian, escritores Frei Arlindo Battistel, Julio Posetatto, Aluduino Zanella, Ivo Gasparin. Wilson Canzi, entre outras pessoas que contribuem para a difusão do talian.
O talian foi se formando já nos navios que trouxeram os imigrantes que falavam diferentes dialetos de regiões da Itália e precisavam se fazer entender entre si e depois precisaram se adaptar ao português, surgindo assim a língua com todas essas mesclas. O encontro destacou o histórico do talian, as dificuldades iniciais dos imigrantes em falar o próprio idioma, as conquistas, os desafios futuros, o grande momento atual em que a universidade incluiu o ensino do idioma.
Um momento emocionante foi quando o hino nacional foi cantado pela primeira vez em Talian, com a letra de autoria de Júlio Posetatto.
Enfim, houve apresentações culturais, confraternização nos almoços e jantares com culinária típica e muita interação entre os participantes. Agradecemos por essa oportunidade de crescimento e divulgação de nossa língua mãe.Corte da Expo Bassano teve candidata representando a AVENOBA
A Avenoba contribuiu na escolha da nova corte da Expo Bassano de 2023, com a participação da candidata Amanda Basso que representou a entidade. Na noite do dia 12 de novembro, a escolha ocorreu no Ginásio Municipal onde as torcidas se fizeram presente. Agradecemos à Amanda, que fez bonito e nos orgulhou por estarmos presente em mais um evento de Nova Bassano. As eleitas foram Lara Todeschini Prando , como rainha e Érica Maria Cavalheiro a quem parabenizamos.
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Gemellaggio é declarado patrimônio imaterial de Nova Bassano
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Avenoba lamenta a perda de Analice Antoniolli
![]() |
24/07/1956 a 26/10/2022 |
la valigia dell’emigrante…
C’è un po’ di terra del mio villaggio
per non restare solo in viaggio…
Un vestito, un pane, un frutto,
e questo è tutto.
Ma il cuore no, non l’ho portato:
nella valigia non c’è entrato.
Troppa pena aveva a partire,
oltre il mare non vuol venire.
Lui resta, fedele come un cane,
nella terra che non mi dà pane:
un piccolo campo, proprio lassù…
ma il treno corre: non si vede più.
Gianni Rodari
terça-feira, 11 de outubro de 2022
Avenoba representa Imigrantes na Celebração de Canonização de São João Batista Scalabrini
No dia 9 de outubro aconteceu a celebração de canonização de São João Batista Scalabrini, apóstolo dos migrantes, que foram representados por alguns membros da AVENOBA.
A comunidade de Nova Bassano foi uma das primeiras a receber um sacerdote scalabriniano no Rio Grande do Sul: o Pe. Colbachini, que tornou-se o fundador de Nova Bassano. As Missionárias de São Carlos também marcam a nossa história, com a criação da “escola das irmãs”, que funcionava onde é a Casa Nazaré. Até hoje a Paróquia é atendida por sacerdotes da Congregação Scalabriniana. Uma passagem marcante desta história foi a visita de João Batista Scalabrini, em 1904. Aqui ele foi acolhido triunfalmente, com cortejo de cavalarianos, rojões, tiros e foguetes, como era de costume. O Pároco da época era Pe. Antônio Serraglia, que havia concluído a obra de construção da igreja, iniciada por Colbachini, e que pode ser abençoada pelo próprio fundador da congregação. (fonte: Prefeitura Municipal)
Scalabrinianos espalhados pelo mundo celebraram a canonização, em 9 de outubro, de dom João Baptista Scalabrini, italiano que foi o fundador de uma congregação responsável por construir grandes obras para o Rio Grande do Sul, como o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Reconhecido pelo papa Francisco, no Vaticano, Scalabrini é considerado pela Igreja Católica o Pai dos Migrantes e dos Apóstolos da Catequese.
Em Porto Alegre, o Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (Cibai Migrações), fundado em 1958 pelos Missionários de São Carlos — Scalabrinianos, é uma das missões inspiradas no trabalho de Scalabrini. Segundo o diretor do Cibai Migrações, Padre Anderson Hammes, a canonização de dom João Batista é a afirmação da importância do trabalho no mundo da migração e da evangelização.
— O que Scalabrini fazia era o caminho certo. Ele faleceu em 1905, mas esteve muito mais à frente. Naquele tempo, ele já falava que o migrante é um ser humano que precisa ser acolhido e promovido, que precisa ser protagonista na vida. Onde ele ia, conversava com todas as autoridades sobre migração, pedindo oportunidade aos migrantes porque eles somam ao país. Ele foi abrindo portas. É o mesmo trabalho que fazemos hoje e ainda encontramos muitas portas fechadas — ressalta o padre.
A canonização de dom João Batista Scalabrini dispensou a prova de um segundo milagre pela Igreja Católica. O italiano foi beatificado há 25 anos, após o Vaticano considerar que teria sido obra da interseção do beato a cura inexplicável de um câncer de ovário. O caso ocorreu na Itália, com uma freira scalabriniana, no início dos anos 1990.
Nascido em Fino Mornasco, província de Como, na Itália, em 1839, Scalabrini cursou Filosofia e Teologia antes de receber a ordenação sacerdotal em 1863. Nos primeiros anos de sacerdócio, foi professor e reitor. Ainda pároco, o religioso despertou para o tema da migração ao visitar, de passagem, a estação ferroviária de Milão e deparar-se com centenas de famílias em condições precárias que partiam rumo ao continente americano.
Com 36 anos, Scalabrini foi consagrado Bispo de Placência em 1876, e 11 anos depois fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos, seguida pelo ramo feminino, a Congregação das Missionárias de São Carlos, fundada em 1895. Também criou a Sociedade São Rafael, em 1889, responsável por prestar assistência em postos de embarque e desembarque.
De acordo com o livro João Batista Scalabrini, Profeta da Igreja Peregrina, de Redovino Rizzardo, publicado pela editora Vozes, em 1974, Scalabrini esteve no Rio Grande do Sul por 59 dias, em 1904. Ele desembarcou em Rio Grande no dia 8 de setembro e começou a visita a 13 municípios para conversar com colonos italianos. O livro conta que ao chegar ao Estado ele foi recebido como grande autoridade da Igreja Católica. A passagem pelo Sul teve jornadas a cavalo de até 10 horas diárias e mais de 6 mil gaúchos crismados. Scalabrini ainda esteve na Argentina, antes de retornar à Itália em dezembro daquele ano. Ele morreu seis meses depois, em 1° de junho de 1905.
As primeiras irmãs missionárias scalabrinianas chegaram ao Rio Grande do Sul em 1895. Atualmente, o legado scalabriniano no Estado é representado pelas missionárias e missionários scalabrinianos, com atuação marcante na saúde, na educação e na acolhida a migrantes e refugiados.(fonte: Zero Hora)
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Avenoba apresenta peça teatral na Comunidade Gramadinho
terça-feira, 30 de agosto de 2022
domingo, 28 de agosto de 2022
Avenoba apresenta peça teatral na APAE
Na noite de 26 de agosto de 2022, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE de Nova Bassano-RS, juntamente com a comunidade, o grupo de teatro da AVENOBA marcou presença apresentando a peça Partire, Rivare , Fare. O evento encerra as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto, e o tema proposto para este ano foi “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”. O presidente Juari João Zanon, com muita honra e alegria, agradeceu o convite da APAE, agradeceu aos atores da peça teatral e demais associados, nesta que foi uma demonstração de engajamento da AVENOBA neste tema tão sensível e de elevada importância.
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
Avenoba participa do 1º Encontro Municipal da Cultura
Na noite de 19 de agosto de 2022, na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Bassano-RS, associados da AVENOBA participaram do 1º Encontro Municipal da Cultura.
Inicialmente com uma palestra sobre o tema Patrimônio e a construção da identidade cultural, por Paula Fogaça - Arquiteta, Assessora da ATUASERRA, de Bento Gonçalves. O objetivo da palestra foi trazer mais conhecimento sobre o que é patrimônio histórico e cultural, mostrando a importância de sua preservação e valorização na comunidade.
Na ocasião também aconteceu a assembleia da AVENOBA tratando alguns temas. Divulgação e premiação dos resultados na 1ª edição das Olimpíadas do Talian, de Serafina Corrêa, entrega de certificados aos participantes e brindes aos jogadores de bisca, quatrilho e jogo da mora. Também foi feito o encerramento do projeto "Tampinha do Bem" e doação de cadeira ao Rotary Club da nossa cidade.
Com objetivo de preservação da identidade cultural foram entregues para a AVENOBA importantes registros para formação dos primeiros professores e difusores do Talian.
A tradicional cucagna foi motivo de confraternização ao final do evento e o presidente Juari Joao Zanon agradeceu a todos associados e os envolvidos presentes.
terça-feira, 2 de agosto de 2022
Avenoba participa da Assembleia no COMVERS
quarta-feira, 27 de julho de 2022
Mãos vazias e coração cheio
Com as mãos vazias e o coração cheio. Foi assim que nossos italianos partiram da Itália, abandonando suas heranças materiais em busca de novo local para viver, inclusive, no Brasil.
Renunciaram e lá deixaram o que tinham de bens materiais, mas sabiam que, com força e coragem, seriam capazes de lutar, desbravar e, assim, sobreviver, pois carregavam no coração muitos sonhos, esperanças e fé. O coração estava repleto e abastecido por muitas receitas de vida, por ensinamentos e costumes herdados dos antepassados, que mantinham viva a chance de vencer.
Texto da associada Carla Todeschini Sasso, aluna do Talian III pela UNICENTRO. publicado no site de Silvana Toazza. Acesse todo o conteúdo aqui.
segunda-feira, 18 de julho de 2022
AVENOBA participa das Olimpíadas do Talian em Serafina Corrêa
Obrigada a todos os participantes das Olimpíadas do Talian, em Serafina Corrêa, promovidas pela ASSODITA , com a parceria da Cooperlate e UNICENTRO. Parabéns a todos!
quarta-feira, 29 de junho de 2022
Preparação para as Olimpíadas de Talian
domingo, 26 de junho de 2022
Entrevista com Lídia Lovison Parisotto
No dia 25 de junho, a AVENOBA realizou mais uma entrevista para o projeto "Storie de Vita". A entrevistada foi Lídia Lovison Parisotto, da Comunidade Santa Cruz, que junto com a filha Inês e o marido Élvio, a filha Maria e o filho Luís Antônio e esposa Neusa, recebeu Marli Dagnese Fiorentin, Carla Todeschini Sasso e Almir Parisotto representando os departamentos de resgate cultural e do talian. Dona Lídia, que completará 90 anos em agosto, demonstrou muita desenvoltura, jovialidade, relatando fatos de sua vida, da família, comunidade, bem como argumentando sobre assuntos da atualidade. O depoimento fará parte do acervo da AVENOBA e oportunamente socializado. Agradecemos à Dona Lídia e aos familiares por contribuírem com o resgate da história da imigração através da memórias vivas.