Na noite do sábado, 13, a Associação Vêneta de Nova Bassano (Avenoba) celebrou o III Jantar Italiano, no Salão Paroquial, com apoio do Poder Público, iniciando a Semana do Município, que culminará com a 4ª Expo Bassano, entre os dias 19 e 21 de maio.
O vice-presidente, Juari João Zanon, agradeceu a presença dos apoiadores, patrocinadores e dos presentes: pessoas da comunidade e região, associações, alunos e coordenadores de núcleos da Cucagna, Scola de Talian de várias municípios da região e autoridades, como Isabel Dalcin Quirino, presidente do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (Comvers); Paulo José Massolini, presidente da Federação das Associações Ítalo- Brasileiras do Rio Grande do Sul (Fibra/RS); Adriana Sabadini, coordenadora- geral do projeto Cucagna Scola de Talian; prefeitos de Vista Alegre doPrata, Adair Zecca, e de Paraí, Oscar Dall Agnol, bem como representantes do Poder Público e entidades municipais. Enfatizou a importância de valorizar a cultura trazida pelos imigrantes, que é o foco da entidade.
Em seguida a atual presidente, Andréia Pelle de Oliveira, saudou os convidados, desejou um excelente jantar e baile, animado pelo Grupo Girotondo,de Caxias do Sul. Também pronunciaram-se o prefeito, Ivaldo Dalla Costa, o pároco Armelindo Costa e a corte da Expo Bassano, rainha Lara Todeschini Prando e a princesa Érica Maria Cavalheiro. Também não foram esquecidas as mães presentes, que receberam uma homenagem pelo seu dia através da leitura de uma mensagem pela associada Vera Lúcia Dalla Costa Zajaczkowski e uma música do grupo.
Este jantar foi uma festa da cultura da imigração italiana, envolvendo desde a decoração com objetos típicos, como um grande painel de chapéus de dressa, a vestimenta dos integrantes da Avenoba, o cardápio composto por radicicoti, polenta, queijo, sala me, massa, carnes de frango e vinho servido diretamente nas pipas, além da alegre música.
Durante o evento, Paulo José Massolini, através das mãos de Vilmar Guzzo, representante do Comitê Nacional da Língua Talian (Contalian), conduziua entrega do certificado e troféu Mérito Talian 2022, concedido pela Fibra, Assossiasson Dei Difusori Del Talian (Assodita) e Federação de Entidades Ítalo-Brasileiras do Meio- Oeste e Planalto Catarinense (Feibemo) pelo desta que no trabalho em defesa da cultura da imigração italiana e da língua talian, mencionando a Avenoba que iniciou as atividades no Estado e é exemplo para outras associações.
Destacou também que “perdida a língua, perdese a cultura e consequentemente a história de italianos que fomos e talianos que somos Alguns depoimentos demonstram o sucesso do evento, tecendo apoi o e elogios a todos os trabalhadores e organizadores por homenagearem as raízes e levarem adiante a história dos antepassados. A presidente Andreia Pelle de Oliveira agradeceu e destacou que a união dos associados faz perpetuar a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário